segunda-feira, 7 de maio de 2007

E. 07 - Freeware, Sharewere, Open Source e Outros Bichos

QUESTÕES:
a-) Freeware, ou mesmo, Software gratuito é um programa gratuito que você baixa, copia ou distribui mas não precisa pagar a licença para usufruir deste mesmo.O programa nunca expira, ou seja, tem tempo indeterminado para usá -lo e nunca perde sua função após um tempo.Um exemplo de freeware hoje é Acrobat Reader um dos mais famosos leitores de PDF e o Windows Movie Maker que já vem instalado no computador.

b-) O shareware é um programa que você baixa pela internet, copia mas precisa pagar a licença para usa-lo. Costumam ter um tempo determinado de uso e mensagens chatinhas
de aviso do prazo da expiração.

c-) O software chamado de código aberto, ou open source em inglês, é um tipo de software cujo código fonte é visível publicamente. O software de código aberto respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Porém, não estabelece certas restrições como as contidas na GPL. É advogado pela Iniciativa do Código Aberto (Open Source Initiative).

d-) Freeware é um programa gratuito que você baixa e não precisa de licença para usufruir. O shareware é um programa que você baixa pela internet, copia mas precisa pagar a licença para usa-lo. E o open source, é um tipo de software cujo código fonte é visível publicamente, esses softwares servem para baixar e ler programas no computador.

e-) Não são todos muitos seguros pois os spywares(''pestes'') existem e muitas vezes vem embutidos em programas do tipo freeware! E o que são spyawares? São programas de computador que pegam informações de usuários, sobre quais sites você navega, o que você mais gosta de fazer na internet. Te espiona e trava aquilo que você gosta de usar. Os spywares roubam senha, deixam a maquina lenta e atrapalham no uso do computador. Os adwares são um sub-grupo dos spywares, são conhecidos por trazerem para a nossa tela algum tipo de propaganda, as vezes indesejáveis. Recomenda-se a instalação de algum programa antispyware antes de baixar ou compartilhar programas freeware para a maior segurança de seu computador.

f-) Esses conceitos poderiam ser empregados no Jornalismo, através da divulgação das notícias. No caso de uma Tv share ware, as notícias poderiam ser distribuídas gratuitamente durante um determinado tempo, e posteriormente, seria necessário pagar para poder usufruir de determinados programas jornalísticos, por exemplo, que trazem informações ao público. Já o open source iria unir a análise diária referente ao jornalismo com a abertura do código fonte de softwares. Assim, se as notícias, assim como os softwares, eram exclusivamente produzidas e publicadas por uma empresa que as transformava em produtos comercializáveis, agora a sua elaboração passa a ser de domínio público; e as notícias produzidas, podem ser comercializadas. Além disso, o jornalismo open source possibilita que a comunidade, além de apontar uma falsa informação, corrija–a imediatamente ou, no mínimo, alerte futuros leitores sobre aquela incorreção.

Nenhum comentário: